FAQ EAD 📑
Fala jovem!
A gente sabe que podem surgir muitas dúvidas durante o treinamento, por isso preparamos essa FAQ com as respostas das principais dúvidas em relação à plataforma e algumas situações que rolam no dia a dia.
Bora conferir?
📍 Como acessar a plataforma pela primeira vez?
Para acessar, basta seguir esse passo a passo:
Acesse o Portal de Aprendizagem Espro (https://portalead.espro.org.br/);
Na barra superior do site, clique em
;
Feito isso, é hora de colocar seu login e senha;
Prontinho, você entrou na plataforma e está pronto para explorar o que tem nela!
📍 E se eu esqueci minha senha?
Não tem problema, basta usar a opção “Esqueceu o seu usuário ou senha?”, que aparece quando você digita uma senha incorreta.

Agora você tem duas opções:
Inserir seu usuário (o usuário por padrão é seu número de CPF) e clicar no botão buscar;
Se você também não lembra seu usuário, você pode usar o campo abaixo e inserir o seu endereço de e-mail;
Importante: o e-mail que você deve inserir é o mesmo cadastrado no Canal do Aprendiz. Caso não tenha certeza do e-mail cadastrado no Canal do Aprendiz, acesse o endereço a seguir e atualize seu cadastro (https://aprendiz.espro.org.br/dadoscadastrais)
Depois de inserir a identificação de usuário ou e-mail clique em “Buscar”;
Verifique seu e-mail e clique no link fornecido;
Crie uma nova senha e clique em “Salvar Mudanças”;
Pronto! Agora basta usar a nova senha para efetuar o login no portal de aprendizagem.
📍 Não consigo entrar no Canal do Aprendiz
Você não está conseguindo entrar no Canal do Aprendiz? Não se preocupe, é simples!
Tente conferir se sua senha está certinha e caso não consiga entrar mesmo assim, basta entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 11 2504-1174 ou entre em contato pelo e-mail aprendiz@espro.org.br e peça para que a senha seja resetada!
Feito isso, tente entrar novamente no Canal do Aprendiz! Se mesmo assim não conseguir (não desanime não 😆) é só escrever para suporte.ead@espro.org.br.
🚨 Quando for pedir ajuda ao suporte, lembre-se de se identificar (nome completo, RG, CPF e turma) e deixar claro qual é o seu problema, isso ajuda a agilizar o seu atendimento.
📍 Tive problema de acesso e fiquei com falta, o que faço?
Sabemos que alguns problemas com a plataforma podem impedir o seu acesso às aulas e isso pode resultar em faltas, certo?
Por isso, sempre que tiver um problema é importante comunicar ao seu instrutor(a).
Caso tenha sido um problema comprovado na plataforma e você tenha ficado com falta, apenas o seu instrutor(a) consegue encaminhar o abono, beleza? Então é só enviar uma mensagem explicando o que aconteceu e aguardar as orientações!
Lembrando que isso é papo sério, então só peça o abono caso tenha tido problemas, combinado? 🤜 🤛
📍 Não tenho acesso a internet, e agora?
Essa situação é bem séria, então se liga! 🔴
Caso você não tenha acesso a internet ou saiba de algum amigo de turma que está sem acesso, basta conversar com o instrutor(a) que ele te passará mais informações, fechado?
Ou entre em contato com a nossa central aqui.
📍 Qual navegador é compatível com a plataforma?
A gente sabe que às vezes o navegador pode ter alguma instabilidade, impedindo o acesso a plataforma, né?
Por isso é muito importante usar os navegadores compatíveis com o EAD, são eles: Google Chrome e Mozilla Firefox.
Sempre tente o acesso por esses navegadores, assim ficará mais fácil de realizar o treinamento sem problemas, beleza?
Caso tenha algum problema, já sabe! É só chamar no suporte.ead@espro.org.br.
📱 Sobre a plataforma - EAD
📍 O curso não está disponível na plataforma EAD, e agora?
Seu curso estará disponível apenas no dia e horário certo de sua aula, contamos mais sobre isso no tópico “Não consigo entrar no portal EAD”. Corre lá pra ver! 🏃♀🏃♂
Se mesmo seguindo aquelas orientações não der certo, é só chamar seu instrutor(a) e contar o que está acontecendo, fechado?
📍 Não consigo enviar minha atividade por texto
Você está tentando enviar a atividade, porém aparece uma mensagem vermelha no comecinho da tela dizendo “Você possui dados de envio existentes. Por favor, deixe essa página e tente novamente”, certo?
Para resolver isso, é simples! Basta apertar para recarregar a página .
Atenção 🚨 : para não perder tudo que já fez, selecione o texto, clique para copiar e depois que recarregar a página, cole no mesmo lugar, então é só apertar para “enviar”.
📍 Como enviar e receber mensagens na plataforma do curso?
Para enviar mensagens é fácil:
Clique nos balões de conversa ao lado da sua foto de perfil;
Busque pelo nome do colega que deseja enviar a mensagem na barra de pesquisa;
Escreva o que deseja no campo "Escreva uma mensagem";
Clique no botão de avião
e a mensagem será enviada!
Para ver as mensagens que recebeu, basta fazer o mesmo caminho do passo a passo e conferir o que chegou! Prático né? 😀
📍 Como participar do Fórum?
Participar do fórum é super fácil! Rolou dúvida? Acompanhe até o final! 😉
Na lista de atividades, procure pelo tópico Fórum:
Ao clicar, você encontrará o título do fórum + a descrição do que precisa ser feito:
Depois de seguir as orientações, chegou a hora de compartilhar sua opinião! Clique em “Responder” no canto inferior direito;
Escreva o que deseja em "Escreva sua resposta ..."
Agora, basta clicar em “Enviar mensagem ao fórum” e está finalizado!
Além de fazer a sua postagem, não deixe de interagir com seus colegas de turma!
📍 Como postar uma tarefa?
A tarefa é uma parte bem importante do seu encontro, né?! Por isso fizemos esse passo a passo para você.
Primeiro, use a barra de rolagem até achar a opção “Adicionar Envio” no final da página. Feito isso, você encontrará duas opções:
Inserir o texto online
Insira seu texto na caixa disponível:
Depois de finalizar, clique em “Salvar Mudanças” no final da página e a atividade está enviada!
Enviar um arquivo do computador/celular
▪ Procure por envio de arquivos e selecione a opção adicionar:
▪ Escolha a opção ;
▪ Depois selecione o arquivo que deseja em “Escolher Arquivo”;
▪ Por fim, é só clicar em “Enviar este Arquivo” e a atividade está enviada!
📍 Como responder o Quiz?
O Quiz também é uma parte super importante do treinamento! O treinamento pode ou não ter um quiz beleza? Para saber como responder as questões, se liga no passo a passo:
Acesse o Quiz;
Clique na opção “Tentar responder o questionário agora”;
Depois que responder todas as questões, selecione “Finalizar tentativa”;
Se tiver certeza que quer enviar as questões, clique em “Enviar tudo e terminar”;
Pronto, depois de enviada a tentativa você já pode ver o resultado do seu quiz.
🚨 ATENÇÃO: o questionário tem apenas 2 tentativas, então responda com atenção.
📍 O instrutor(a) liberou a atividade ou fórum e não consigo visualizar, e agora?
Opa, essa é fácil!
Todas as vezes que seu instrutor(a) liberar uma atividade, fórum ou qualquer outro tipo de link na aula, basta atualizar a página do seu navegador.
Você pode atualizar clicando no botão recarregar ou apertando a tecla “F5” no teclado do computador. Assim logo estará tudo visível por aí!
Simples, né?! 😉
Background Colour
Font Face
Font Kerning
Font Size
Image Visibility
Letter Spacing
Line Height
Link Highlight
Text Colour