FAQ EAD 📑

Fala jovem! 

A gente sabe que podem surgir muitas dúvidas durante o treinamento, por isso preparamos essa FAQ com as respostas das principais dúvidas em relação à plataforma e algumas situações que rolam no dia a dia.

Bora conferir? 

 

📍 Como acessar a plataforma pela primeira vez?


Para acessar, basta seguir esse passo a passo:

 

  1. Acesse o Portal de Aprendizagem Espro (https://portalead.espro.org.br/);

  2. Na barra superior do site, clique em ;

  3. Feito isso, é hora de colocar seu login e senha; 

  4. Prontinho, você entrou na plataforma e está pronto para explorar o que tem nela!


📍 E se eu esqueci minha senha?


Não tem problema, basta usar a opção “Esqueceu o seu usuário ou senha?”, que aparece quando você digita uma senha incorreta.

login

Agora você tem duas opções:


  1. Inserir seu usuário (o usuário por padrão é seu número de CPF)  e clicar no botão buscar;

  2. Se você também não lembra seu usuário, você pode usar o campo abaixo e inserir o seu endereço de e-mail;

Importante: o e-mail que você deve inserir é o mesmo cadastrado no Canal do Aprendiz. Caso não tenha certeza do e-mail cadastrado no Canal do Aprendiz, acesse o endereço a seguir e atualize seu cadastro (https://aprendiz.espro.org.br/dadoscadastrais)

  1. Depois de inserir a identificação de usuário ou e-mail clique em “Buscar”;

  2. Verifique seu e-mail e clique no link fornecido;

  3. Crie uma nova senha e clique em “Salvar Mudanças”;

  4. Pronto! Agora basta usar a nova senha para efetuar o login no portal de aprendizagem.


📍 Não consigo entrar no Canal do Aprendiz


Você não está conseguindo entrar no Canal do Aprendiz? Não se preocupe, é simples! 

Tente conferir se sua senha está certinha e caso não consiga entrar mesmo assim, basta entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 11 2504-1174 ou entre em contato pelo e-mail aprendiz@espro.org.br e peça para que a senha seja resetada! 

Feito isso, tente entrar novamente no Canal do Aprendiz! Se mesmo assim não conseguir (não desanime não 😆) é só escrever para suporte.ead@espro.org.br. 

🚨 Quando for pedir ajuda ao suporte, lembre-se de se identificar (nome completo, RG, CPF e turma) e deixar claro qual é o seu problema, isso ajuda a agilizar o seu atendimento.


📍 Tive problema de acesso e fiquei com falta, o que faço?


Sabemos que alguns problemas com a plataforma podem impedir o seu acesso às aulas e isso pode resultar em faltas, certo?

Por isso, sempre que tiver um problema é importante comunicar ao seu instrutor(a). 

Caso tenha sido um problema comprovado na plataforma e você tenha ficado com falta, apenas o seu instrutor(a) consegue encaminhar o abono, beleza? Então é só enviar uma mensagem explicando o que aconteceu e aguardar as orientações!

Lembrando que isso é papo sério, então só peça o abono caso tenha tido problemas, combinado? 🤜  🤛


📍 Não tenho acesso a internet, e agora?


Essa situação é bem séria, então se liga! 🔴

Caso você não tenha acesso a internet ou saiba de algum amigo de turma que está sem acesso, basta conversar com o instrutor(a) que ele te passará mais informações, fechado?

Ou entre em contato com a nossa central aqui.


📍 Qual navegador é compatível com a plataforma?


A gente sabe que às vezes o navegador pode ter alguma instabilidade, impedindo o acesso a plataforma, né?

Por isso é muito importante usar os navegadores compatíveis com o EAD, são eles: Google Chrome e Mozilla Firefox.

Sempre tente o acesso por esses navegadores, assim ficará mais fácil de realizar o treinamento sem problemas, beleza?

Caso tenha algum problema, já sabe! É só chamar no suporte.ead@espro.org.br.


📱 Sobre a plataforma - EAD



📍 O curso não está disponível na plataforma EAD, e agora?


Seu curso estará disponível apenas no dia e horário certo de sua aula, contamos mais sobre isso no tópico “Não consigo entrar no portal EAD”. Corre lá pra ver! 🏃‍♀🏃‍♂

Se mesmo seguindo aquelas orientações não der certo, é só chamar seu instrutor(a) e contar o que está acontecendo, fechado?


📍 Não consigo enviar minha atividade por texto


Você está tentando enviar a atividade, porém aparece uma mensagem vermelha no comecinho da tela dizendo “Você possui dados de envio existentes. Por favor, deixe essa página e tente novamente”, certo?

Para resolver isso, é simples! Basta apertar para recarregar a página

Atenção 🚨 : para não perder tudo que já fez, selecione o texto, clique para copiar e depois que recarregar a página, cole no mesmo lugar, então é só apertar para “enviar”.

 

📍 Como enviar e receber mensagens na plataforma do curso?


Para enviar mensagens é fácil:

  1. Clique nos balões de conversa ao lado da sua foto de perfil;

  1. Busque pelo nome do colega que deseja enviar a mensagem na barra de pesquisa;

  2. Escreva o que deseja no campo "Escreva uma mensagem";

  3. Clique no botão de avião e a mensagem será enviada! 

Para ver as mensagens que recebeu, basta fazer o mesmo caminho do passo a passo e conferir o que chegou! Prático né? 😀



📍 Como participar do Fórum?


Participar do fórum é super fácil! Rolou dúvida? Acompanhe até o final! 😉

  1.  Na lista de atividades, procure pelo tópico Fórum:

  1. Ao clicar, você encontrará o título do fórum + a descrição do que precisa ser feito:

  1. Depois de seguir as orientações, chegou a hora de compartilhar sua opinião! Clique em “Responder” no canto inferior direito;

  1. Escreva o que deseja em "Escreva sua resposta ..."

  2. Agora, basta clicar em “Enviar mensagem ao fórum” e está finalizado!

Além de fazer a sua postagem, não deixe de interagir com seus colegas de turma!


📍 Como postar uma tarefa?



A tarefa é uma parte bem importante do seu encontro, né?! Por isso fizemos esse passo a passo para você.

Primeiro, use a barra de rolagem até achar a opção “Adicionar Envio” no final da página. Feito isso, você encontrará duas opções: 

Inserir o texto online

  1.  Insira seu texto na caixa disponível:

  1. Depois de finalizar, clique em “Salvar Mudanças” no final da página e a atividade está enviada! 

Enviar um arquivo do computador/celular

 

▪ Procure por envio de arquivos e selecione a opção adicionar:

 

▪ Escolha a opção ;

▪ Depois selecione o arquivo que deseja em “Escolher Arquivo”;

▪  Por fim, é só clicar em “Enviar este Arquivo” e a atividade está enviada!

 


 

📍 Como responder o Quiz?



O Quiz também é uma parte super importante do treinamento! O treinamento pode ou não ter um quiz beleza? Para saber como responder as questões, se liga no passo a passo:

 

  1. Acesse o Quiz;

 

  1. Clique na opção “Tentar responder o questionário agora”;

  1. Depois que responder todas as questões, selecione “Finalizar tentativa”;

  1. Se tiver certeza que quer enviar as questões, clique em “Enviar tudo e terminar”;

  1. Pronto, depois de enviada a tentativa você já pode ver o resultado do seu quiz.

 

🚨 ATENÇÃO: o questionário tem apenas 2 tentativas, então responda com atenção.

 

📍 O instrutor(a) liberou a atividade ou fórum e não consigo visualizar, e agora?


Opa, essa é fácil! 

Todas as vezes que seu instrutor(a) liberar uma atividade, fórum ou qualquer outro tipo de link na aula, basta atualizar a página do seu navegador.

Você pode atualizar clicando no botão recarregar ou apertando a tecla “F5” no teclado do computador. Assim logo estará tudo visível por aí!

 

Simples, né?! 😉



Última atualização: terça-feira, 2 ago. 2022, 11:42
Accessibility

Background Colour Background Colour

Font Face Font Face

Font Kerning Font Kerning

Font Size Font Size

1

Image Visibility Image Visibility

Letter Spacing Letter Spacing

0

Line Height Line Height

1.2

Link Highlight Link Highlight

Text Colour Text Colour